Os telemóveis são prejudiciais ou não?

 

Um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores da União Europeia sugere que as radiações podem afectar o código genético.

O  estudo sugere também que o uso do telemóvel deve ter um cota parte de culpa na destruição de ADN, o estudo menciona também que a radiação do telemóvel pode prejudicar células específicas do corpo humano.

O objectivo desta pesquisa em laboratório centrou-se no efeito da radiação nas células do homem e dos animais.

As descobertas não são ainda conclusivas, mas indicam alguma fonte de preocupação.

Segundo os investigadores, as células expostas a campos electromagnéticos demonstram quebras significativas em um e, por vezes, dois 'filamentos'. Os cientistas envolvidos no estudo alertaram para o facto de que estes danos nem sempre são reparados pelas células.

O ADN contém toda a informação genética do organismo e de todas as suas diferentes células. Esta constatação pode pois significar que as transformações nas células são 'replicadas' e, como tal, poderão ser a causa provável para o desenvolvimento de uma doença cancerígena.

No entanto não se provou que o telemóvel pode ter efeitos nocivos para a saúde pública. Serão necessários futuros estudos no sentido de verificar se estas conclusões têm a mesma correspondência fora do laboratório. No entanto disseram que as pessoas deveriam começar a ponderar como alternativa aos telemóveis, o uso dos telefones fixos. “Não queremos provocar pânico, mas penas que as pessoas tomem as devidas precauções” desabafaram.

 

Não é a primeira vez, nem será a última, que estudos independentes, sobre o efeito do uso continuado do telemóvel, sugerem que este pode afectar a saúde dos indivíduos. Algumas pesquisas indicam mesmo que os aparelhos têm influência directa no corpo humano e podem causar náuseas e dores de cabeça. Qualquer uma das pesquisas realizadas até hoje não conseguiu ainda provar o efeito nocivo da radiação.

Outros Estudos

Escrever SMS pode fazer mal a saúde

 Um estudo feito no Reino Unido concluiu que milhões de britânicos, que escrevem diariamente sms, sofrem cada vez mais de doenças nos polegares e nos dedos. Segundo o documento, estima-se que sejam trocadas 93.5 milhões de mensagens de texto, por dia. Há cerca de 38 por cento mais pessoas a...

Estudo publicado pelol Sciense News

No estudo publicado pelo Science News concluído que usar um telemóvel durante 50 minutos causa um pico no metabolismo da glicose cerebral, um marcador da actividade do cérebro. No entanto os cientistas autores desta pesquisa não conseguiram apurar os efeitos para o corpo humano, apenas conseguiram...